top of page

Somos Insuficientes

Atualizado: 31 de jan. de 2023

a insuficiência é uma temática recurrente no ser humano...

A busca por completude e plenitude é uma jornada constante, onde tentamos preencher os vazios internos a partir de nossas relações com o outro. No entanto, essas tentativas muitas vezes são insuficientes, pois a angústia é inerente à existência humana.

Esse sentimento de insuficiência remonta às origens da psique humana, às antigas ausências de palavras e significados que habitam dentro de nós. É como se algo estivesse sempre faltando, sempre incompleto, uma sensação que nunca pode ser totalmente esgotada.

Este tema é exemplificado na mitologia grega através do mito de Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e deu aos seres humanos a capacidade de se aquecer, iluminar e cozinhar. No entanto, isso também trouxe consigo a angústia e a insuficiência, pois Prometeu foi condenado a eternamente sofrer com o castigo divino de ter sua fonte de energia renovada todos os dias.

Assim como Prometeu, o ser humano também luta com a insuficiência, buscando preencher os vazios internos e encontrar a completude. No entanto, essa busca é uma jornada eterna, pois a angústia é parte da condição humana.

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page